quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Andando para trás

Hoje saímos da empresa e fomos direto ao Carrefour para comprar algumas coisinhas que estavam faltando na cozinha. É que faltava alguns ingredientes para eu poder preparar um quibebe com a abóbora madura que compramos na segunda-feira. Faltava cebolinha e cheiro verde para o tempero. Também precisávamos comprar um ralador para poder ralar a cenoura da salada. No final ainda compramos suco, vinagre balsâmico, batata chips para substituir a batata palha que ainda não encontramos por aqui, alface, etc...
Bom chegamos ao apartamento e um de nossos colegas já havia chegado e nos falou que não tinha energia elétrica. A primeira impressão foi de que faltava em todo o prédio, mas percebemos que somente o nosso estava sem luz. Pronto, ingredientes na sacola e nada de poder fazer o quibebe. Um de nossos colegas desceu um andar e encontrou-se com uma moradora. Ele a interpelou e perguntou se ela conhecia alguém que mexia com força (no bom sentido é claro).
Ela disse que seu pai era aposentado da companhia elétrica e talvez pudesse ajudar. O velhinho, quando soube que éramos brasileiros veio super bem humorado, disse que era autodidata e que estudava Português na casa dele. Pronto, ele foi até o quadro e ligou a luz. Nós alugamos o apartamento com tudo incluído: água, gás, eletricidade e internet. Já estamos sem a internet que até agora não foi instalada. E cortaram a nossa luz!!!! estamos andando para trás. Bom, no final o senhor religou a luz e ficou tendo aulas de Português com os dois colegas até eu terminar a janta...E o Quibebe? Ficou uma Delícia!!!
Beijos.

domingo, 26 de setembro de 2010

Conhecendo o Cafofo.

Como disse a vocês, na semana passada precisamente na quarta-feira mudei em definitivo para o lar que ficarei até final de fevereiro. Estou dividindo o apartamento com mais dois colegas e pelo menos neste princípio está tudo correndo bem. Cada um tem procurado fazer a sua parte. Eu estou na cozinha e eles lavam a louça. A limpeza dos espaços comuns da casa será feita por todos e cada um cuida da arrumação do próprio quarto. Apresento agora o Apê:

Hall de Entrada

É a primeira visão que se tem do apartamento. A porta do lado esquerdo te leva à sala. Em frente temos a cozinha. Do lado esquerdo a entrada da sala tem o corredor que dá acesso aos quartos e ao lavabo e banheiro (sala de banho aqui na França).



Cozinha

A cozinha é bem equipada. Tem duas cubas na pia, fogão a gás, um forno elétrico, um microondas, bastantes pratos e talheres. Até uma lavadora de louça está disponível. Apesar que teremos de comunicar que ela está com problemas. Ela pára de lavar no meio do programa.



Copa

Logo após a cozinha temos uma copinha com uma mesa redonda e quatro cadeiras. Fazemos nossa refeição aí. Apresento o Bruno (de óculos) e o Raponi. São pessoas bem legais.




Sala

A sala é bastante ampla e tem dois sofás, uma mesa grande de centro, uma estante onde temos a TV de LCD de 42".
Temos alguns canais (todos em Francês) com uma programação bastante questionável. Percebe-se que o Francês adora programas de auditório.


Chuveiro

Temos dois lugares para banho. Este primeiro fica logo na entrada do apartamento e possui um chuveiro e um lavatório.





Segundo banheiro

O segundo banheiro tem um chuveiro e também uma banheira. Tem dois lavatórios o que ajuda bastante na hora de se fazer a barba pela manhã.



Detalhe da banheira. Para os dias em que o Stress falar mais alto.








 Banheiro

O banheiro para as necessidades diárias é bem pequeno. Mas para que espaço se a força que você vai fazer não vai movimentar nenhum músculo não é mesmo? Bom...pelo menos um músculo vai movimentar...mas também não requer muito espaço..a não ser que precise ajudar com os braços...bom deixa prá lá.
O problema não é o espaço que se tem mas o que temos pregado na parede bem em frente ao vaso. Um poster do Bob Marley..



Taí o poster! Agora pensa bem, vc alí naquela situação ingrata, tendo que fazer a maior força e vc olhando pra ele. E ele te retribuindo com aquele olhar invocado provavelmente te dizendo: "Vida sofrida hein??!!"
Sem noção quem colocou o poster alí. Tirar? Eu não, aqui se vc tira alguma coisa do lugar tem de pagar multa. Deixa quieto. Até já me acostumei com o Bob. Todo dia de manhã sento e já falo, bom dia Bob.







Quarto de Hóspedes

O apartamento tem quatro quartos então podemos ter a regalia de oferecer um aposento a um colega visitante que tenha bebido além da conta (enchido a cara de vinho).
Apesar que; além de quarto de visitas ele está funcionando como nossa área de serviço para secar e passar a roupa.



Quarto Amarelo

É o primeiro quarto quando se entra pelo corredor. É o quarto onde está alojado o Raponi.





Quarto Branco

O quarto branco fica ao lado do quarto amarelo e está abrigando o Bruno.





Quarto Amarelo Calcinha

O quarto amarelo calcinha é o último quarto no final do corredor. É nele que fico hospedado. No detalhe uma foto de minha linda cama. Ela é bastante resistente mas acho que para duas pessoas dormirem....bom terei de testá-la em janeiro quando minha digníssima vier me fazer uma visita. (pensam que é só presidiário que tem direito a visita íntima?)


Minha escrivaninha. É nela que faço minhas atualizações aqui no Blog, falo com a família e faço minha lição de casa.

 Umas pequenas gavetas para guardar as meias e as cuecas.
A casa está a disposição. caso queiram fazer uma visita fiquem a vontade.
Um beijo a todos.

Carrefour II

O maior supermercado aqui na França é o Carrefour (novidade..). Tem também alguns supermercados menores como o Supermarché e o Casino.
Impressiona pela quantidade de itens e pela variedade. Setores como o de queijos e vinhos ocupam vários corredores.

Caixas:

São três tipos de caixas:


1-) O caixa que nós conhecemos onde uma atendente passa a mercadoria na máquina para registro e cobra os valores.
2-) Caixas Self Service onde você mesmo passa o código de barras na máquina, totaliza a compra e faz o pagamento via cartão de crédito
3-) E um sistema onde você recebe uma maquininha e enquanto faz as compras você registra o item que comprou antes de por no carrinho. Ao final das compras a totalização é paga no caixa com cartão de crédito.

Pesagem dos legumes, frutas e verduras

Não tem ninguém para fazer a pesagem por você. Você chega em frente a balança e coloca o que você comprou. Não sei como mas a máquina identifica a cor do produto (limão, verde; banana amarela; tomate, vermelha e mostra os itens da cor do produto para que você possa identificar e ela então calcula o peso. Por exemplo :

Coloco meio quilo de tomate na bandeja. Ela vê que é vermelha e mostra duas fotos de produtos vermelhos na tela para que você escolha, tipo "fruta" ou "legume". Como é tomate, vc toca no ícone da fruta. Ela então mostra vários tipos de frutas vermelhas para que vc escolha. Vc encontra o tomate, clica no ícone e ela imprime o valor. Você pega o preço e cola no saquinho.

Comida para cachorro e gato

Existe um corredor inteiro de opções para comida de cachorro e gato. Até comida especial para a dentição do cachorro vc encontra lá.

Um corredor inteiro somente de comida de cães e gatos


Comida especial para a dentição do seu cãozinho.








Queijos


 O professor de Francês me disse que aqui na França existem mais de 52 tipos diferentes de queijos. Não é de se duvidar quando se olham as fotos.








Esse é o famoso Roquefort










O queijo emental











































Vinhos;



 O setor (ou setores) de vinhos são imensos. Uma variedade enorme de vinhos, rouge, blanc e rosé.
Os preços também são muito convidativos. Acha-se vinhos de 3,00 euros a 40,00 euros.

Uma grande ala onde ficam os vinhos.

Uma fileira inteira somente de vinhos rouge (uma delas)

Mais uma vista do setor.


Vinhos em "promoção".

Vejam os preços.

O vinho rosé é muito degustado na região de Provence.






















Curiosidades:


Tem Miojo aqui sim. É importado da China.












Tem café de origem brasileira. Excelente por sinal.








Sobremesas

Tem o Tiramisu que é muito bom








e para quem não conhece.................

tem o PROFITERÓLIS!!

Quem assitiu aquela novela onde tinha o "foguinho"sabe do que estou falando.

É muito bom essa sobremesa. Tipo de um bolinho recheado com creme e coberto com calda de chocolate meio amargo.
Banca de peixes

O Francês come muito peixe e frutos do mar. A banca de peixe é imensa e os produtos são muito bonitos.


Camarão VG aqui é muito barato.

É isso aí pessoal. Espero que tenham conseguido terem uma idéia do que o Carrefour representa na vida dos franceses.